– 5 – Reggeli

– 5 –

Reggeli

Ao final de dois anos de trabalho na Code Kft, Àgnes tinha passado sucessivamente de trainee a analista júnior, a manager, senior manager, até chegar a Directora de recursos Humanos, sem surpresas, como era a sua vida.

Tinham sido dois anos de sofrimentos e revelações dramáticas, sendo as 12 horas de trabalho diárias os melhores momentos de cada dia.

Pouco depois de terminar a Universidade a sua Mãe adoeceu e foram-lhe dados alguns meses de vida, que na verdade não foram mais do que algumas semanas. Neste caso o optimismo* tinha sido dos médicos.

Depois de Àgnes estar oficialmente formada para a vida adulta era como se depois de ver cumprida a sua última missão enquanto progenitora percebesse que já poderia partir deste mundo, do qual não levava muitas saudades.

Ainda procurava habituar-se aos momentos insuportavelmente silenciosos em redor da pequena mesa da sala de jantar onde costumava começar e finalizar os dias com o seu Pai, quando num qualquer Sábado de manhã ao colocar na mesa o pequeno-almoço especial** que se faziam naquela casa há mais de 20 anos, algo fez quebrar o tempo.

O seu Pai retirou momentaneamente os olhos da secção de desporto, que face ao sucesso das equipas húngaras no panorama internacional é muito pequena, e disse-lhe que talvez fosse melhor ela encontrar um apartamento para viver.

 

* Optimismo – é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo. A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pelo “dilema do copo”: se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está “meio cheio” e que um pessimista reconheça um copo “meio vazio”.

** Villásreggeli – literally breakfast with fork is a more luxurious big breakfast given on special occasions or holidays. Often guests are invited. Deviled eggs, cold steak, cold salads, salmon-omelet, pancakes, körözött, caviar, foie gras, fruit salads, compote, fruit yogurts, fruit juices, champagne and pastries, cakes and cookies may be served.

 

No início da semana seguinte, iria mudar-se para o apartamento uma velha amiga da família, que mesmo antes de terminarem as omeletes feitas por Àgnes, seria promovida a nova senhora Szement ou se preferirem hölgy Szement.

Passou-lhe pela cabeça pegar na faca* que estava em cima da bancada da cozinha e com uma rapidez digna das melhores agentes secretas de que havia memória no antigo bloco de Leste, coreografou um final de conversa.

Uma investida da qual nem o seu Pai teria noção do que lhe tinha acontecido, ao fazer entrar o gume junto à carótida só iria parar quando o contra fio e depois a guarda tivessem trespassado a artéria.

Das aulas de primeiros socorros, obrigatórias em todos os graus de ensino, ficaram interessantes memórias.

Se a aorta se romper, 3 batimentos cardíacos. Se a carótida se romper talvez dois minutos. Se a artéria femoral se romper talvez 5 minutos.

A diferença está no facto da artéria carótida e a femoral poderem ser controladas com tratamento apropriado ao invés da Aorta que uma vez danificada não tem tratamento possível.

A cafeteira começou a apitar indicando que a água já estava a ferver, perguntou ao Pai que chá gostaria de beber e, na volta da resposta, disse que segunda-feira iria alugar uma casa e que até ao final da semana estaria fora do apartamento.

No fundo, o Pai acabava de lhe fazer uma favor com cerca de 20 anos de atraso.

Depois daquela manhã tinha recomeçado a respirar, e tirando a ideia de ir até ao fundo da artéria achou que ao ser capaz de pensar em pegar naquela faca a tinha libertado para viver da forma que sempre tinha desejado, seguindo o seu coração e não apenas a sua cabeça.

 

* As facas culinárias – As facas culinárias têm como objectivo a chamada "découpage", ou seja trinchar, filetar, fatiar as carnes, aves, peixes, tarefa feita muitas vezes no salão dos restaurantes mais sofisticados, diante dos clientes. Os utensílios de melhor qualidade são as facas com cabo em material sintético e lâmina em aço inoxidável com liga cromo -molibdénio

 

A sua vida tinha acabado de adquirir uma segunda oportunidade, uma repetição da partida, tal como nas corridas.

Àgnes estava absolutamente delirante com a ideia de poder tomar decisões na sua vida, de poder desejar coisas só para ela.

Percebia que o seu cérebro tinha super poderes para imaginar coisas que alguém ao seu lado teria medo só a de ouvir sussurrar.

Ao entrar no seu quarto, colocou algumas caixas de cartão em cima da cama para começar a organizar a sua partida, olhou à sua volta entre cadernos de apontamentos e livros escolares que guardava de forma esteticamente irrepreensível nas prateleiras que circundavam todo o perímetro do seu quarto e fez silêncio.

Depois de alguns minutos, a única coisa que lhe chamou a atenção foi o último diploma que obtivera. Era simultaneamente o resumo e a coroa de 25 anos de vida.

Retirou a moldura da parede, pegou na mala e saiu sem dizer uma palavra.

Ao olhar da porta da rua para a varanda do segundo piso, jurou que aquela Àgnes tinha morrido, estava enterrada não muito longe da campa da sua mãe e nunca mais voltaria atrás.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s