– 7 – Praga

– 7 –

Praga

Monika sempre achou que tinha os cabelos lisos, na medida em que a Mãe todas as noites passava horas a escovar o seu longo rabo de cavalo*. Durante o dia não se preocupava mais com isso e, como não incomodava, nunca pensou muito no assunto.

Pouco antes de fazer os dezassete anos e já instalada com a Mãe Ata em Praga, que agora estava muito pouco tempo em casa, atarefada que estava na organização da agenda politica do recém-criado Fórum Cívico**, Monika tinha decidido que o seu compromisso com a felicidade não passava por se envolver mais do que tinha feito no último ano nos destinos políticos do País. 

Enquanto a Mãe viajava entre Praga e outras cidades todas as semanas, Monika queria aprender coisas novas, conhecer a sua nova cidade e apaixonar-se pela nova vida que a vida lhe tinha dado, acabou por entrar na Univerzita Karlova*** em Praga para estudar Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais.

Cinco anos depois de ter entrado no Campus da Rua Krize no bairro de Jinonice, o rabo de cavalo tinha sido substituído por um esplendoroso cabelo encaracolado que lhe caía pelas costas.

Afinal de contas o seu cabelo não era liso, e a menina de 17 anos era agora uma mulher feita com 22 anos e uma maturidade que a fazia parecer a mãe de todos os seus colegas de curso, especialmente os rapazes.  

 

* Rabo de Cavalo - Um rabo de cavalo é um penteado no qual todo ou a maior parte do cabelo de uma pessoa é afastado de sua face, reunido e preso na parte de trás da cabeça com um grampo, um elástico ou qualquer objecto semelhante, de onde fica pendurado. Seu nome vem de sua semelhança com a cauda de um cavalo (em inglês é conhecido como ponytail, "rabo de pónei").

** Fórum Cívico - Era um grupo defensor da reforma burocrática e das liberdades civis. Seu líder era o dissidente e dramaturgo Václav Havel. Intencionalmente evitando o rótulo de "partido", uma palavra tida como conotação negativa durante o regime anterior, o Fórum Cívico rapidamente ganhou o apoio de milhões de checos, assim como o seu homólogo eslovaco, o Público Contra a Violência*** Charles University in Prague - is the oldest and largest university in the Czech Republic. Founded in 1348, it was the first university in Central Europe and is also considered the earliest German university. It is one of the oldest universities in Europe in continuous operation.

 

Com um Mestrado em Sociologia, estava habilitada a explicar o porquê de ter começado a estudar num País e ter terminado o curso noutro*.

No entanto ninguém estava interessado em saber as razões ou motivações do curso da História recente. Era preciso aproveitar as oportunidades que as mudanças de poder e as crises políticas criam. 

Os jovens olhavam agora na mesma direcção, como se fossem munidos de um laser talvez replicado de um qualquer filme de Hollywood entrado nos circuitos de cinema sem dificuldade. 

Todos tentavam responder a cada momento à questão fundamental – como ganhar mais dinheiro mais rápido e, se possível, com muito menos esforço que as gerações que tinham ficado para trás.

O que era antigo tresandava à distância de uma humildade cheia de suor, uma vida de trabalho duro e braçal em que as vidas bem como as mãos toscas e ásperas por mais cremes que colocassem nunca poderiam disfarçar o que tinham passado.

Monika parecia estar deslocada de toda esta febre do ouro** que se tinha espalhado a todos os países do agora, antigo, bloco de Leste. 

Sentia profundamente que a felicidade não podia estar em algo exterior ao ser humano, não poderia ser mais dinheiro ou um melhor emprego a fazer a diferença no final de cada dia. 

Seis meses depois de concluir os seus estudos, tinha enviado o seu currículo a todas as empresas e organismos que poderiam ter algum interesse em vir a contar com os seus serviços. Das poucas respostas que recebeu eram apenas uma forma cortês de lhe dizer que não precisavam dela.

 

* De um passa a dois - On 1 January 1993, Czechoslovakia peacefully dissolved into its constituent states, the Czech Republic and the Slovak Republic.

** Febre do ouro ou corrida do ouro designa um período de migração súbita e em massa de trabalhadores para áreas onde se fez alguma descoberta espectacular de quantidades comerciais de ouro. A mais conhecida ocorreu na Califórnia em 1849. Curiosamente, poucos mineiros ficaram ricos, enquanto os fornecedores dos mesmos e outros comerciantes encontraram a fortuna graças a estes processos.

 

Eram tempos difíceis mesmo para uma mulher linda como Monika. Inteligente mas acima de tudo racional, sabia que no fim do dia não passava de mais uma Socióloga a engrossar as filas do desemprego.

Precisava de uma decisão de fundo para resolver uma questão de fundo. Quando abriu a carteira verificou que tinha apenas algumas Czech Korunas que não seriam suficientes para comer uma refeição.

Teve de ir adaptando as suas necessidades às suas possibilidades e entre uma situação menos boa e uma melhor que haveria de chegar aceitou uma proposta para servir à mesa de um pequeno restaurante no distrito de Mala Strana.

Os dias transformaram-se em semanas e as semanas em meses.

Fora das horas de serviços , durante o meio da manhã e da tarde, esforçava-se por não levar o seu corpo para casa e deitar-se a descansar as pernas que estavam arrasadas. Ao invés, colocava o seu sorriso nº5, o seu melhor sorriso, e voltava a palmilhar ruas, institutos, empresas sempre com a esperança como arma irresistível.

Quanto aos meses, estes transformaram-se em anos.

No final de cada dia depois do restaurante fechar gostava de caminhar até à Lennon Wall*.

Era ali que tantas pessoas como ela que acreditavam que a força do amor tudo pode, se encontravam para cantar ou ouvir cantar, recitar poemas ou apenas deixar-se ficar a ler mensagens na famosa parede, era o ponto alto do seu dia, embora esse já tivesse ido dormir há muitas horas.

 

*The Lennon Wall - is a wall in Prague, Czech Republic. Once a normal wall, since the 1980s it has been filled with John Lennon-inspired graffiti and pieces of lyrics from Beatles songs.

In 1988, the wall was a source of irritation for the communist regime of Gustáv Husák. Young Czechs would write grievances on the wall and in a report of the time this led to a clash between hundreds of students and security police on the nearby Charles Bridge.

The movement these students followed was described ironically as "Lennonism" and Czech authorities described these people variously as alcoholics, mentally deranged, sociopathic, and agents of Western capitalism.

The wall continuously undergoes change and the original portrait of Lennon is long lost under layers of new paint. Even when the wall was repainted by some authorities, on the second day it was again full of poems and flowers. Today, the wall represents a symbol of youth ideals such as love and peace. The wall is owned by the Knights of the Maltese Cross, who allowed the graffiti to continue on the wall, and is located at Velkopřevorské náměstí (Grand Priory Square), Malá Strana.

 

Uma, entre tantas outras noites, enquanto Monika ouvia tocar e cantar num pequeno grupo perto de si, o refrão provavelmente repetido até à exaustão do sucesso planetário de Lennon – Imagine.

Imagine there’s no heaven

It’s easy if you try

No hell below us

Above us only sky

Imagine all the people

Living for today…

 

Imagine there’s no countries

It isn’t hard to do

Nothing to kill or die for

And no religion too

Imagine all the people

Living life in peace…

Olhou para o céu e viu uma estrela que brilhava muito mais do que qualquer outra. Parecia ser naquele momento uma estrela só para ela e pôs-se a imaginar.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s