– 11 – OD

-11-

OD*

O primeiro verão de Àgnes, dentro da sua nova vida, foi extraordinariamente coerente.

As manhãs, tardes e princípios da noite eram dedicadas exclusivamente ao seu emprego. A sua ascensão fazia os meteoritos parecerem vagarosos.

As madrugadas, acompanhadas pelo advento da internet, eram passadas em sites de online dating.

Sem ter de sair da sua secretária, Àgnes tinha à sua mercê milhões, literalmente, de homens sedentos, desesperados ou apenas dispersos 

Em poucas semanas, tinha criado dezenas de perfis diferentes de utilização com diferentes nomes; Petra, Sabina, Nina, Tina, Anja, Kata.

Juntou diferentes fotografias, tornou-se loura, morena e ruiva, e finalmente temperou cada uma das suas personagens com gostos e dados pessoais muito próprios. 

Àgnes tinha-se transformado numa multiplicidade de seres diferentes, mas todos com o mesmo objectivo: descobrir-se a ela mesma, reflectindo o mais profundo de si mesma nos comentários de desconhecidos.

Tudo era gerido com uma precisão que só encontrava paralelo na sua actividade diária na Code Kft.

Adorava chegar a casa e encontrar a caixa de correio repleta de mensagens com títulos sugestivos que iam desde o “adoro-te” até ao “pedaço delicioso de céu”.

 

* Online dating (OD) or Internet dating is a personal introductory system whereby individuals can find and contact each other over the Internet to arrange a date, usually with the objective of developing a personal, romantic, or sexual relationship. Online dating services usually provide unmoderated matchmaking over the Internet, through the use of personal computers or cell phones.

 

Ficava impressionada com a facilidade com que os homens e também algumas mulheres se predispunham a qualquer coisa para um encontro fortuito ou algo mais.

O seu momento alto foi conseguir colocar a mesma pessoa a corresponder-se com duas Àgnes diferentes, que na verdade eram a mesma.

O mais baixo foi perceber que essa mesma pessoa era capaz de dizer as mesmas palavras, jurando oferecer um amor único, imaculado e intemporal a ambas as Àgnes, que na verdade eram a mesma. 

Antes de chegar ao Natal, resolveu oferecer-se a si própria uma prenda. Cancelou todas as contas e perfis que tinha criado nos inúmeros websites de dating e registou um novo, Àgnes Szement.

Sabia as regras do jogo e sabia o que queria alcançar no final do mesmo. Um dia era da caça e outro do caçador. A diferença é que o caçador agora era outro.

Abriu uma folha de Excel e definiu as colunas que iriam ajudá-la na sua escolha.

A Fotografia de rosto da página deveria exibir um sorriso bonito mas não demasiado esforçado. Se tivesse mais fotografias melhor.

A Profissão deveria ser no mínimo manager de alguma coisa, preferencialmente um director.

Deveria ter hábitos desportivos, nada muito radical nem demasiado popular tipo futebol. O ideal seria a prática de vela ou de equitação. 

Não se imaginava a lamber um cinzeiro, logo não poderia ser fumador mesmo que ocasionalmente. Finalmente não deveria ter sido anteriormente casado ou ter tido filhos. A base estava definida e tal como fazia no seu trabalho, em pouco tempo tinha uma short-list*.

De um número inicial de 50, escolheu os cinco que lhe pareceram mais preparados para a tarefa.

 

* A short-list - A list of preferable items or candidates that have been selected for final consideration, as in making an award or filling a position.

 

Sugeriu o mesmo programa a todos os candidatos. Jantar no distrito XIII, bem no centro do parque da cidade, passear junto à praça dos Heróis e visitar o Castelo de Vajdahunyad.  

No final do passeio quando só restasse um pouco de luz no firmamento, procurava um banco de jardim onde fosse fácil apoiar a sua cabeça no ombro do candidato e ali assistir ao pôr do sol.

Tomou notas mentais de todos os comentários, piadas e movimentos com as mãos que tinham sido feitos por cada um dos concorrentes e, no final de Agosto, tinha escolhido o seu postulante.

O nome era indiferente, desde que o cargo de consultor sénior, a experiência de vários anos na prática de Windsurf, defensor dos direitos dos não fumadores e acima de tudo o facto de nunca ter sido casado ou que se soubesse Pai de alguém, fosse verdade.

Por comodidade optou pelo seu apartamento, tinha a certeza do que é que poderia contar. E como era Sábado, no dia seguinte poderia dormir até tarde.

Aquilo que a preocupou durante anos tinha-se resolvido em pouco mais de 10 minutos, a sua inocência* estava resolvida e o consultor, no final de contas, não parecia ser tão sénior como se quis vender.

Domingo dormiu até tarde e depois do almoço saiu para um passeio no shopping West End no distrito VI, sentia-se mais alta ao caminhar pela rua e, talvez fosse apenas sua impressão, os homens que por ela passavam olhavam-na de modo diferente.

Àgnes voltava a existir.

 

* O conceito virgindade é construído pela sociedade, baseado em critérios tanto biológicos quanto sócio-culturais, e desta forma pode variar grandemente entre as culturas, sendo muito valorizado em alguns meios sociais ou religiosos, especialmente no que diz respeito à preservação da virgindade antes do casamento.

Biologicamente virgindade pode ser definida como o atributo de uma pessoa (ou animal) que nunca foi submetida a qualquer tipo de relação sexual (conjunção carnal) e por tal, no caso mais específico das fêmeas, a nenhum contato com esperma e inseminação por meios naturais; conceito estendido atualmente também às inseminações artificiais.

A ideia de virgindade também remete à não utilização, como em sistemas de computadores, CDs, DVDs e outras mídias graváveis. O azeite pode ser chamado virgem ou extra-virgem, caso tratar-se da primeira prensagem e não houver óleo refinado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s