– 12 – O que é que fazes este fim de semana?

Embora pouco passasse das seis horas da manhã, o Sol já estava bastante alto. Estávamos em meados de Julho e as manhãs eram tão quentes quanto os finais de tarde. Lisboa podia ser um verdadeiro grelhador quando o vento partia para parte incerta.

A voz e a cara na sua frente eram motivo de boas recordações: Marcos Segador, adoptado por Barcelona mas nascido em Ibiza, com o seu cabelo encaracolado e um sorriso malandro que deixava as raparigas loucas, era um amigo do outro lado da fronteira que tinha conhecido num festival de verão em Paredes de Coura*

  • José, que Conho? Atirou Marcos
  • O que é que fazes por Lisboa ?

Marcos apontou com o dedo para duas raparigas que estavam próximo da entrada, mas do lado de fora.

  • Sabes que adoro Lisboa, e agora ainda mais.
  • És imparável. Ficas até quando?

Por detrás do balcão um rapaz com brincos a perder de vista na orelha esquerda e um corte de cabelo difícil de explicar tentava perceber porque é que tinha de estar ali a trabalhar e não em casa debaixo dos lençóis.

Os ouvidos de tísico** de José não puderam deixar de perceber por entre as palavras de Marcos os sons que saiam das pequenas colunas de cada lado da caixa registadora, só podia ser Daft Punk, no mínimo uma vingança pessoal do jovem para com todas as velhotas que lhe irrompiam pela porta às primeiras horas da manhã.

 

* Paredes de Coura Festival is a rock festival that is held every year in August at Praia do Tabuão in Paredes de Coura, Portugal. The first edition was held in 1993. In 2005, the Spanish edition of Rolling Stone named it as one of the five best summer festivals in Europe.

** Antes da II Guerra Mundial (l939 a l945), muitos jovens sofriam de uma doença denominada tísica, que corresponde à tuberculose. A forma mais mortífera era a tuberculose pulmonar. As pessoas que sofrem de tuberculose pulmonar tornam-se muito sensíveis, incluindo uma notável capacidade auditiva. A expressão «ter ouvidos de tísico» significa, portanto, «ouvir tão bem como aqueles que sofrem de tuberculose pulmonar».

 

Marcos tinha passado por Lisboa para visitar duas amigas e planeava seguir em direcção ao norte de Portugal para visitar um primo que vivia na Galiza e que lhe prometera uma noite memorável em Vigo, nas famosas Hogueras de La Noche de San Juan*

Falaram um pouco entre a digestão de duas bolas de Berlim com mais creme do que bola e rapidamente perceberam que estavam no mesmo barco.

Marcos, estudante de engenharia de Telecomunicações, aguardava pelo final do Julho para terminar o curso e poder deixar para trás mais de cinco anos de terror e frustração, planeava fazer uma viagem, talvez só de ida, até ao Tibete.

José ouviu com atenção o que ele lhe contou sobre o Budismo e de como estava curioso de viver de perto uma realidade que aproximasse o homem de Deus sem tantos intermediários.

Poderia ter ficado ali durante horas. A conversa era excelente.

As amigas do lado de fora da padaria começavam a olhar de forma permanente e Marcos, ao reparar, no seu estilo inconfundível, colocou a mão no ombro de José e disse-lhe. 

  • Sexta feira apanho o autocarro para Valença e o meu primo que já tem carro vem-me buscar para me levar para Vigo. Por que é que não vens comigo?
  • Adorava, mas a minha vida parece estar meio caótica neste momento.

Pensou que era uma imprecisão o que tinha acabado de dizer. A sua vida tinha sido caótica sempre, a diferença é que durante anos estava controlada e agora não.

* San Juan en Vigo es una experiencia mágica. La tradición de celebrar la noche más corta del año se remonta a épocas muy anteriores al cristianismo, con la celebración del solsticio de verano, en la noche del 23 al 24 de junio. Nuestros antepasados temían que el sol no volviese a su total esplendor. Por esta razón, iniciaban ritos de fuego purificadores al atardecer, para simbolizar el poder del sol y ayudarle a renovar su energía. Vigo celebra San Juan con entusiasmo, en torno a las hogueras y realizando todo tipo de ritos tradicionales, en una noche en la que no se duerme y en la que se dice que se abren las puertas a otros mundos. El plato típico de la noche de San Juan son las sardinas asadas.

Pensou na cara da sua Mãe ao ouvir em estéreo que ia desistir da faculdade de Belas Artes e do curso de Design, candidatar-se a um curso de marketing e na sexta feira iria até Vigo com um amigo que ela não conhecia, e para que tudo isso fosse possível necessitava de 10 contos*.

José nunca tinha viajado muito para fora de Portugal, excepto duas ou três vezes com os Pais nas férias de verão. A curiosidade por algo fora da sua realidade expandia-se na medida em que o desinteresse pelas coisas à sua volta era cada vez maior.

Três dias depois estava na Av. Casal Ribeiro com uma pequena mochila pelas costas e a sua inseparável guitarra.

Nos ouvidos, uns headphones já antigos mas que não retiravam um decibel de prazer ao caminhar pela rua com os sons cada vez mais gastos das músicas dos anos oitenta que já não o eram, mas que continuavam a entrar poderosamente pelos ouvidos.

No bolso trazia a matricula já feita no Instituto Português de Administração e Marketing bem como a desistência oficial do curso de Design.

As artes tinham deixado de ser belas.

Marcos fez uma festa ao vê-lo chegar, prometeu-lhe um fim de semana inesquecível e, quem sabe, ver a sua vida mudar com novas ideias e perspectivas.

Sentia-se com sorte o que era muito estranho na sua vida. Não acreditava nem no acaso nem nos papeis a promover os serviços do Prof. Karamba** ou Salim, ou Sado ou Fofana ou Umar ou Mamadu e neste último caso com resultados garantidos em sete dias.

* 10 contos = 50 euros

** Os grandes e poderosos videntes Africanos são hoje parte da paisagem Europeia , i.e - El Maestro Chaman africano, Gran Medium Espiritual Mágico, poderes naturales, 26 años de experiencia en todos los campos de Alta Magia Africanos, ayuda a resolver todo tipo de problemas y dificultades por difíciles que sean. Enfermedades crónicas de droga y tabaco, cualquier problema matrimonial, recuperar la pareja y atraer personas queridas, impotencia sexual, amor, negocios, judiciales, suerte, quitar hechizos, depresión y protecciones vida familiares, mantener puesto de trabajo, atraer clientes… Cualquier otra dificultad que tenga en el amor, lo soluciona inmediatamente con resultados positivos y garantizados al 100%, de 3 a 7 días como máximo. Todos los Días de 8 a 22 h.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s